top of page

Sobre

Alice Urbim com um pé na porta.

DSC_0863 4.JPG

A primeira curva começou aos 17 anos, quando, recém-formada na Escola Normal, foi contratada como professora primária. Aos 21, trocou a sala de aula pela redação: iniciou como repórter e, nos anos 70, já trabalhava como produtora de TV em preto e branco. Ao longo da carreira, liderou equipes, criou e coordenou programas e dirigiu grandes coberturas de entretenimento.
 

Foi a idealizadora do programa Curtas Gaúchos, na RBS TV, afiliada da Rede Globo, representou o Brasil em conferências internacionais de televisão e desenvolveu projetos de formação para jornalistas, como

treinamentos de mídia para repórteres e apresentadores. Na academia, atuou como professora universitária na PUC-RS, coordenando as disciplinas de Televisão. Como executiva da área de Entretenimento e Programação da RBS TV, recebeu o Prêmio de Melhor Liderança Regional da TV Globo, entre 118 emissoras afiliadas.

Em 2019, iniciou estudos que transformaram sua forma de pensar e viver, passando por temas como Teoria Feminista, Neurociência, Psicologia Positiva e Palhaçaria Terapêutica. Hoje, combina a bagagem da primeira curva com a reinvenção dos 70+, compartilhando histórias de superação — do bullying na adolescência, do luto pelo companheiro e pela mãe, de duas doenças graves e do preconceito etário. Em 2025, foi palestrante do TEDxLaçador e do Empreender 40+.

Marcos históricos

 

Referência nacional

Executiva da RBS TV.

Curtas Gaúchos e Histórias Curtas.

Projeto Caras Novas.

 

Liderança reconhecida

Prêmio de Melhor Liderança

Regional da Rede Globo

 

Formação múltipla e humanizada

Jornalismo. Master Coach,

MBA em Psicologia Positiva,

Pós em Neurociência.

Teoria Feminista, Palhaçaria Terapêutica

 

Impacto acadêmico e cultural

FAMECOS, Associação dos Amigos do

Theatro São Pedro, curta-metragem Porta e Janela

Em suas palestras, cria uma atmosfera de escuta e acolhimento, unindo duas forças: a experiência e a esperança. Afinal, o tempo que se tem pela frente é menor do que o que já ficou para trás. Apoia-se nos alicerces da inteligência cristalizada, da sabedoria e da neuroplasticidade.

bottom of page